What is a Full Stack Developer? Full Stack Engineer Guide

De forma geral, a quantidade de profissionais aptos para trabalharem com ferramentas de tecnologia da informação têm crescido, mas ainda apresenta um déficit em relação à demanda das empresas. Quando falamos de um profissional full stack, que é um conhecedor de diversas áreas, a escassez é ainda maior. A partir daí, há diversas possibilidades de especialização e progressão na carreira. Há devs full stack que podem optar por se especializar em uma camada do sistema, tornando-se especialistas em back-end ou front-end, por exemplo.

Ao contrário do que se pensa, o trabalho como dev raramente será solitário, normalmente é algo colaborativo. Todos os anos são feitas pesquisas com o intuito de entender melhor a situação do mercado de tecnologia. Entre essas pesquisas, uma bem relevante é a feita pelo Stack Overflow, que nos traz uma visão sobre quais linguagens e ferramentas estão sendo mais utilizadas, bem como os anseios de quem trabalha na área. Ambas as áreas estão relacionadas e são igualmente importantes no desenvolvimento de um software.

O que faz o profissional Full Stack?

Hoje em dia sou especialista em front-end, mas consigo trabalhar com back-end confortavelmente. No decorrer da minha carreira eu acabei oscilando Teste de software: os heróis desconhecidos do desenvolvimento de aplicações entre os dois lados. Ela é bem semelhante a MEAN, tendo como diferença o uso da biblioteca React ao invés do Angular, para o front-end.

full stack

Não existe uma área de programação que seja a melhor, pois isso é um fator individual. A melhor área vai depender dos seus gostos, habilidades e interesses. O front-end é como https://www.monolitonimbus.com.br/teste-de-software-os-herois-desconhecidos-do-desenvolvimento-de-aplicacoes/ a fachada da casa, sendo a primeira impressão que as pessoas têm ao chegar. Ele é responsável pela apresentação visual do sistema, ou seja, pelo que o usuário vê e interage.

Como é o mercado de trabalho na área de Full Stack?

As soft skills são habilidades comportamentais que estão relacionadas com as características emocionais e comportamentos sociais de profissionais. Essas competências vão influenciar a forma com que realizamos nossas tarefas e interagimos com outras pessoas. Algumas das soft skills que veremos a seguir, são fundamentais para devs full stack. Hoje em dia, mesmo que eu não atue diretamente no back-end, eu consigo conversar numa mesma linguagem com pessoas que vão desenvolver APIs do lado do servidor. Então, o meu dia a dia de dev full stack consiste em transformar telas do figma em aplicações ricas e levar os dados imputados pelo usuário, passando por APIs e chegando onde serão, de fato, armazenados no banco de dados.” Essa stack, que é bastante usada para o desenvolvimento de aplicações web corporativas, é composta pelo sistema operacional Windows, a linguagem de programação C#, o framework .Net e o banco de dados Microsoft SQL Server.

Muitas vezes o desenvolvimento de projetos pode exigir de devs full stack outros tipos de habilidade, como as relacionadas a UX ou metodologias de gestão de projetos. Até aqui você conheceu um pouco sobre a origem do full stack, mas antes de nos aprofundarmos mais nesse assunto, vamos tentar compreender melhor o que, de fato, faz uma pessoa desenvolvedora atualmente no mercado de tecnologia. Um desenvolvedor full stack precisa saber, antes de quaisquer outros assuntos, quais são as maiores novidades em desenvolvimento web do mercado.